Deputado Miriquinho Batista (PT-PA) elogiou em plenário o trabalho realizado pelo Centro de Treinamento Zico em todo o país

"Trabalho importante para que a juventude não vá para a marginalidade e possa estar inserida nesse importante programa de esporte".

O parlamentar petista registrou que 37 adolescentes selecionados em vários municípios do Estado do Pará, na faixa etária de 15 a 18 anos, que estão em Brasília para receber acompanhamento médico, psicológico, e social. "Quero parabenizar o treinador e cidadão Zico pelo grande trabalho realizado com sua equipe, que cada vez mais engrandece o esporte e os cidadãos brasileiros", frisou Miriquinho Batista.

Segue pronunciamento do deputado Miriquinho Batista – PT/PA – destacando a colaboração de Vossa Senhoria.

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores membros da mesa, Senhoras deputadas e Senhores deputados e demais presentes neste plenário, boa tarde! Boa tarde também aos que nos assistem pela TV ou internet, e todos aqueles que nos escutam.

É com satisfação que venho hoje a este plenário para destacar a valiosa contribuição que o Senhor Arthur Antunes Coimbra tem dado a parte da população brasileira. O Senhor Artur, é mais conhecido como Zico é o proprietário do Clube de Futebol Zico, conhecido também como CFZ.

Fundado em 1996 no Rio de Janeiro e em 2001 em Brasília, o CFZ reproduz os conhecimentos acumulados por Zico na sua carreira de sucesso, no Flamengo, na Seleção Brasileira, na Europa e no Japão, como o jogador, treinador e dirigente esportivo.

O Centro de Treinamento está em 13 Estados, são eles: Pará, Paraíba, Piauí, Brasília, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo; Rio Grande do Norte, Tocantins e Bahia e tem 36 avaliadores. As avaliações são feitas de três em três meses, e aquele aluno que se destacar durante a primeira avaliação e manter seu índice na segunda e terceira avaliação, é um possível candidato a vir para o CFZ. No Centro existe uma equipe multidisciplinar para acompanhar o desenvolvimento destes jovens, esta equipe compreende de: psicólogos, nutricionistas, odontólogos, médicos e professores.

Quero destacar que atualmente tem 37 adolescentes do Estado do Pará, no CFZ de Brasília, e parte destes adolescentes estão aqui hoje na galeria deste plenário. Quero felicitar a cada um, pois estão aqui por méritos próprios, foram avaliados por seu bom comportamento em casa, na escola e na comunidade; por terem boas notas e por demonstrarem habilidades com a bola – este é chamado de diferencial.

Fui pessoalmente conhecer as instalações do Centro de Treinamento aqui em Brasília. Fiquei contente com o que vi, além de ótimas instalações físicas que acomodam com conforto e qualidade de vida, os jovens recebem diariamente cinco refeições, vão à escola, tem o acompanhamento da equipe multidisciplinar e treinam futebol. O Centro tem como objetivo não só formar atletas, mas antes de tudo bons cidadãos e cidadãs.

Senhoras e Senhores, 37 adolescentes não é um número grande. Contudo, são 37 jovens longe das drogas, da violência e da criminalidade - e que tem perspectiva de um futuro melhor, pois continuam estudando e se qualificando. São 37 jovens, de vários municípios do Pará, onde existem altas taxas de criminalidade e segundo dados do Ministério da Justiça o do Instituto Sangari: “...a violência continua a ter como principal ator e vítima a nossa juventude...”

É oportuno destacar que são cem alunos por projeto, no Município de Altamira, para citar um exemplo, existem 22 projetos, ou seja, são 2.100 rapazes e 100 moças, entre 15 e 18 anos que estão tendo a oportunidade de se destacar positivamente enquanto os índices negativos são alarmantes em todo o Brasil.

Após o convênio ser firmado com a Prefeitura, esta última dispõe de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), anualmente para aquisição material: colete, bola, cone, uniforme, e o custo de passagem e hospedagem do avaliador. Após a escolha a Prefeitura custeia a passagem de vinda do adolescente e caso seja dispensado, a passagem de volta.

Podemos fazer um comparativo com este valor. A Prefeitura contempla com 20 mil reais 100 alunos no ano. Enquanto que se gasta mais cinco mil reais mensais por um adolescente em um centro de medidas sócio educativas no nosso país. Precisamos inverter estes valores!

O Estado do Pará é um berço de craques como o jovem Ganso no futebol, Giovanni na seleção, o ex goleiro Paulo Víctor, entre outros. De sonho de um jovem nos campos de várzea para um sistema envolvendo a iniciativa privada e o ente público rumo ao sucesso.

Estamos nos aproximando da Copa e das Olimpíadas e iniciativas como esta, não podemos deixar passar em Branco. Não podemos deixar que a grande mídia nos paute, falando só o que tem interesse pra ela ou grandes corporações. Iniciativas como estas, deviam estar estampadas nas primeiras páginas dos jornais. Da mesma forma que é proibido noticiar suicídios, devíamos nos atentar para destaques que as televisões, rádios e jornais dão a barbáries, a crimes hediondos. Pois o que a história tem mostrado é que este tipo de abordagem, essa massificação acaba por banalizar fatos terríveis a troco de quê? Eu respondo Senhores e Senhores a troco de pontos na audiência.

É claro que o dever da Mídia é informar, mas não vamos banalizar, tornar comum, trivial o que há de pior no país. Vamos dar destaque a iniciativas como esta que estão colhendo bons frutos.

Era o que eu tinha pra falar Senhores e Senhores. Muito obrigado!

Sala das Sessões, 2 de maio de 2011.

Miriquinho Batista
Deputado Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gabinete

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados
Gabinete 435 - Anexo IV
Cep.: 70160-900
Brasília - DF

Escritório Politico

Av. Generalíssimo Deodoro, 106 - Umarizal
Cep.: 66055-240
Belém - PA
Fone: 3225-5455