Governo reúne bancada federal para agilizar liberação de recursos

Uma corrida contra o tempo. Foi assim que o Secretário de Governo, Sérgio Leão, definiu a importância da união de todos os representantes paraenses no Congresso Nacional, em defesa dos interesses do Pará. O assunto foi discutido na manhã desta segunda-feira (30) com senadores e deputados federais do PSDB, PMDB, PT, PPS, PR e PSC, durante uma reunião no Centro Integrado de Governo. Em pauta, a liberação de emendas do orçamento federal para os municípios paraenses.

A maior preocupação do governo, segundo o secretário Sérgio Leão, é com as emendas parlamentares aprovadas em 2009 e que até agora não tiveram os recursos liberados. Só na Secretaria de Agricultura, por exemplo, existem seis contratos pendentes no valor de mais de R$ 5 milhões. “Se até o dia 31 de julho esses recursos não forem usados, a emenda perde a validade. E assim como na Sagri, a situação se repete em áreas cruciais como a saúde e outras. Por isso é importante essa mobilização de toda a bancada paraense, em defesa dos interesses do Pará”, destacou o secretário.
Para agilizar os trabalhos, o senador Flexa Ribeiro (PSDB), propôs a criação de um grupo de articulação, dentro do próprio governo, que trabalharia em parceria com a bancada federal para agilizar a liberação das emendas. A senadora Marinor Brito (PSOL), e a deputada federal Elcione Barbalho (PMDB) reconheceram que se não houver uma atenção especial, o problema não será resolvido. O grupo será coordenado pelo próprio secretário Sergio Leão e pelo arquiteto Paulo Elcídio, coordenador de projetos da Segov. Também presentes à reunião, o articulador da bancada do PT, Paulo Rocha, e os deputados federais Beto Faro e Zé Geraldo, se comprometeram a usar a força política da bancada e começar já a negociação com o Governo Federal.

Ao final da reunião ficou acertado que cada parlamentar fará um levantamento de suas emendas e o estágio em que elas se encontram. Em contrapartida, o governo também vai fazer um levantamento minucioso nas secretarias que apresentam problemas na execução dos projetos. A partir daí, a Secretaria de Governo vai elaborar um relatório que servirá de base para a articulação da bancada paraense no congresso. Também participaram do encontro os deputados federais Arnaldo Jordy (PPS), Dudimar Paxiuba (PSDB), José Priante (PMDB), Miriquinho (PT), Lucio Vale (PR), Zequinho Marinho (PSC), além dos secretários de estado Shidney Rosas (Sepe), Márcio Spíndola (Sedurb), Hildegardo Nunes (Sagri), Marcos Eiró (Seel), Joaquim Passarinho (Seop), Ana Cristina Chaves (adjunta da Secult) e Henrique Sawaki (adjunto da Sepac).

Marlicy Bemerguy - Ascom Segov

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gabinete

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados
Gabinete 435 - Anexo IV
Cep.: 70160-900
Brasília - DF

Escritório Politico

Av. Generalíssimo Deodoro, 106 - Umarizal
Cep.: 66055-240
Belém - PA
Fone: 3225-5455