Miriquinho Batista busca apoio do BNDES para recuperação dos tanques da Aprocia

Na tarde desta terça-feira, 10 de maio, o deputado Miriquinho Batista – PT/PA – esteve em reunião com o Dr. Antônio José Alves Júnior, chefe de departamento de relações com o Governo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A reunião teve como objetivo, a busca de recursos para a recuperação de tanques da Associação dos Projetos Comunitários das Ilhas de Abaetetuba (Aprocia).

Segundo o Dr. Antônio José, o BNDES só financia projetos que tenham cunho social; que assegurem a contrapartida, ou seja, projetos que levem em conta a preservação das matas, dos rios, dos peixes; e que tenha constituído a pessoa jurídica - sejam elas associações ou cooperativas.

Miriquinho destacou que já existe a preocupação com a preservação pelos ribeirinhos e pescadores, ele disse que “...mesmo sem nenhum incentivo, os pescadores artesanais já fazem o repovoamento dos rios. 20% de toda produção de alevinos é devolvidos aos rios; não pescam no período do defeso; não fazem queimadas; não derrubam árvores; buscaram as matrizes dos peixes dos próprios rios para melhor ambientação...”

O deputado Miriquinho falou também sobre as diversas cooperativas que existem no estado do Pará que trabalham com o manejo do açaí, muitas das quais estão com dificuldade de sobreviver devido à concorrência desleal com grandes empresários “... precisamos agregar valor no manejo do açaí para que o próprio produtor comercialize, sem a necessidade do atravessador!” enfatizou..

A assessora parlamentar do BNDES, Senhora Ilges, informou a assessoria do deputado Miriquinho os requisitos necessário para o projeto. Com o apoio das Universidades do Estado do Pará e de engenheiros de pesca, em breve o projeto será apresentado ao BNDES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gabinete

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados
Gabinete 435 - Anexo IV
Cep.: 70160-900
Brasília - DF

Escritório Politico

Av. Generalíssimo Deodoro, 106 - Umarizal
Cep.: 66055-240
Belém - PA
Fone: 3225-5455