Ministra da Pesca participa de audiência Pública na Caindr

Nesta terça-feira, 24/5, a ministra da Pesca e Aquicultura Ideli Salvatti foi convidada a participar de Audiência Pública da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional (Caindr), para dar “Esclarecimentos sobre as propostas de investimentos nas areas de pesca e aqüicultura na Amazônia”.

Em sua exposição Ideli disse que a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), tem como projeção de que o Brasil irá multiplicar por vinte vezes a produção de pescado. A Ministra disse também que está convencida de que temos capacidade e potencial para fazermos à *revolução azul e pediu parceria aos deputados que compões os 9 Estados da Amazônia Legal.

O deputado Miriquinho Batista – PT/PA – que presidiu parte da audiência parabenizou a Ministra pela belíssima exposição e disse que:

- a pesca é uma das primeiras questões que entusiasma quem passa pelo Ministério da Pesca;

- que além de comparar a quantidade precisamos comparar a qualidade do pescado;

- que o Brasil precisa fazer investimento para pesca em águas profundas e na Câmara tem o Profrota que é uma alternativa para o aumento da produção;

- que somos ricos porque não conseguimos aproveitar tudo o que tiramos da água, exemplo: o couro, as vísceras e as espinhas são desperdiçadas;

- que vai apresentar o projeto a nível nacional para que o pequeno produtor tenha garantido o licenciamento ambiental;

- que a comercialização é precária; e

- que é preciso investir em laboratórios e centro de alevinagens.

O Secretário de Pesca e Aquicultura do Estado da Amazônia, Senhor Geraldo Bernardino, também participou da audiência.

* Revolução azul é o termo que foi designado ao rápido desenvolvimento da aquacultura nos últimos anos, em referência à Revolução Verde da alta produtividade de grãos ocorrida a partir dos anos 50. São políticas públicas globais e instituições de mercado que podem promover novas tecnologias que elevem o padrão de vida e ao mesmo tempo reduzam o impacto humano no ambiente. A aquacultura é uma dessas novas tecnologias fundamentais, a criação de animais marinhos, que pode atender o crescente consumo humano de peixes e outras espécies aquáticas e reduzir a pressão sobre os ecossistemas oceânicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gabinete

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados
Gabinete 435 - Anexo IV
Cep.: 70160-900
Brasília - DF

Escritório Politico

Av. Generalíssimo Deodoro, 106 - Umarizal
Cep.: 66055-240
Belém - PA
Fone: 3225-5455