Diretório do PT no Pará promove debate sobre Reforma Política com José Dirceu

Com esta iniciativa a Executiva Estadual do PT pretende aproximar cada vez mais a militância e demais interessados com os debates de grande repercussão nacional.

O ex-ministro José Dirceu estará em Belém hoje (27), para participar do debate sobre reforma política promovido pelo Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores no Pará (PT/Pará), que acontece a partir das 19 horas no Hotel Sagres, em São Brás.

Além de integrar a política de formação desenvolvida pelo partido, o debate está em consonância com a discussão nacional sobre um dos temas de maior evidência atualmente no Congresso Nacional.

Os vários aspectos da reforma política, desde a questão do voto obrigatório e proporcional, o financiamento público de campanha, filiações, candidaturas avulsas, entre outros, serão pontos que certamente nortearão o debate com José Dirceu.

“A discussão sobre a reforma política brasileira é um assunto que interessa a todos nós. E, portanto, não podemos está de fora desse processo. Além de estar embasados, precisamos estar inseridos diretamente nesse debate”, afirma Jorgiene Oliveira, Secretária de Formação Política do PT.

Com esta iniciativa a Executiva Estadual do PT pretende aproximar cada vez mais a militância e demais interessados com os debates de grande repercussão nacional.

O debate será aberto ao público em geral. Além de José Dirceu, a atividade contará com a presença de membros da Executiva, das bancadas federal e estadual, dirigentes e lideranças locais do PT.

Quem é José Dirceu

Mineiro, formado em Direito pela PUC São Paulo. Foi líder estudantil e presidente da União Estadual dos Estudantes, da qual é presidente de honra. Foi preso pela ditadura militar, em 1968, ao participar do 30º Congresso da União Nacional dos Estudantes, em Ibiúna (SP).

Foi exilado. Com a anistia, voltou à legalidade, em dezembro de 1979.Participou ativamente da fundação do Partido dos Trabalhadores, em 1980, e do movimento pela anistia para os processados e condenados por atuação política.

Também fez parte da coordenação da campanha pelas eleições diretas para presidente da República, em 1984.

De 1981 a 1983, foi secretário de Formação Política do PT; de 1983 a 1987, secretário-geral do Diretório Regional do PT de São Paulo; e de 1987 a 1993 foi secretário-geral do Diretório Nacional.

Em 1986 foi eleito deputado estadual em São Paulo. Em 1990 elegeu-se deputado federal e em 1994 candidatou-se ao governo de São Paulo, recebendo dois milhões de votos. Voltou a se eleger deputado federal em 1998 e 2002, quando foi o segundo mais votado do país, com 556.563 votos.

Em 1995 assumiu a presidência do PT, sendo reeleito por três vezes. Na última, em 2001, foi escolhido diretamente pelos filiados da legenda em um processo inédito no Brasil de eleições diretas para todas as direções de um partido político.

Em janeiro de 2003, José Dirceu assumiu a cadeira de deputado federal, mas logo se licenciou para assumir a função de ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, permanecendo no cargo até junho de 2005, quando retornou à Câmara dos Deputados.
Por PT Pará em 27/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gabinete

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados
Gabinete 435 - Anexo IV
Cep.: 70160-900
Brasília - DF

Escritório Politico

Av. Generalíssimo Deodoro, 106 - Umarizal
Cep.: 66055-240
Belém - PA
Fone: 3225-5455