Ministro da Integração disse em Audiência Pública solicitada pelo Deputado Miriquinho Batista que combaterá focos de miséria e mudará fundos regionais

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, disse ontem que por orientação da presidenta Dilma Rousseff as ações do ministério serão reposicionadas com foco na redução das desigualdades regionais. De acordo com o ministro, que participou de audiência na Comissão da Amazônia, nos últimos anos a pasta concentrou ações somente na região Nordeste. O objetivo da mudança, explicou Bezerra, é combater os focos de miséria existentes em todas as regiões do país, de maneira equânime.


O ministro fez um balanço das ações da pasta voltadas para o desenvolvimento da região amazônica e anunciou o envio nos próximos dias de uma medida provisória (MP) alterando a natureza dos fundos de desenvolvimento regionais para que eles deixem de ser contábeis e passem a ser financeiros. Com a mudança, os fundos poderão reter os juros e amortizações que hoje são repassados para o Tesouro Nacional. A medida, informou o ministro, além de tornar os fundos uma política de estado, vai representar uma ampliação de R$ 8,2 bilhões no Fundo de Desenvolvimento da Amazônia até 2020.


O deputado Miriquinho Batista (PT-PA), que propôs a audiência pública, elogiou a mudança nos fundos regionais. As mudanças, acredita o petista, além de desburocratizar o acesso ao crédito, dará mais oportunidade para os pequenos projetos de desenvolvimento da região “Os fundos são muito importantes, mais ainda são muito burocráticos. Essa MP trará um grande avanço. É uma maneira inclusive de olhar para as dificuldades da população e da diversidade da região amazônica”, afirmou.


O deputado Padre Ton (PT-RO) defendeu a urgência da implantação do Plano de Desenvolvimento da Amazônia, lançado pela presidenta Dilma. As ações e investimentos do plano, ressaltou, farão com que todas as riquezas extraídas da Amazônia sejam partilhadas com a população amazonense. “Atualmente, as riquezas obtidas a partir das grandes hidrelétricas e da extração mineral da região têm sido revertidas apenas para os estados mais desenvolvidos. Temos que fazer com que esta riqueza seja partilhada com as pessoas que vivem na região amazônica e aguardam melhores condições de vida”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gabinete

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados
Gabinete 435 - Anexo IV
Cep.: 70160-900
Brasília - DF

Escritório Politico

Av. Generalíssimo Deodoro, 106 - Umarizal
Cep.: 66055-240
Belém - PA
Fone: 3225-5455