29 de Junho - Dia do Pescador



Proteção e boa pesca, estes são alguns dos motivos que os profissionais do mar têm para celebrar o Dia do Pescador.

Pescar é deixar a família em terra firme e ir para o mar para cumprir seu dever. É enfrentar, muitas vezes, problemas durante a captura do pescado e utilizar a paixão pelo mar para superá-los.

Parabéns a todos os pescadores e pescadoras que fazem desta profissão parte da sua vida.



Discurso do Deputado Na Câmara Federal:

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores membros da mesa, Senhoras deputadas e Senhores deputados e demais presentes neste plenário, boa tarde! Boa tarde também aos que nos assistem pela TV ou internet e todos aqueles que nos escutam.

Hoje, dia 29 de junho, vim a esta tribuna cumprimentar todos os pescadores. Quem é católico sabe que hoje é comemorado o dia de São Pedro. Escolhido como padroeiro dos pescadores e pescadoras. Proteção e boa pesca, estes são alguns dos motivos que os profissionais do mar têm para celebrar o Dia do Pescador. Pescar é deixar a família em terra firme e ir para às águas buscar seu sustento e de sua família. É enfrentar, muitas vezes, problemas durante a captura do pescado e utilizar a paixão pelas águas para superá-los.

Existem relatos bíblicos que remontam a história de quando Jesus Cristo, filho de Deus, esteve na terra, e foi escolher seus apóstolos. Está registrado no livro de Mateus, capítulo 4, versículo 18 a 20 e diz o seguinte: “...andando à beira do mar da Galiléia, ele viu dois irmãos, Simão, que é chamado Pedro, e André, seu irmão, abaixando uma rede no mar, pois eram pescadores. 19 E disse-lhes: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens...” 20 Abandonando imediatamente as redes, seguiram-no”.

Quero também cumprimentar os pescadores que saíram de Cabo Frio, no Estado do Rio de Janeiro dia 27 de maio, ficaram a deriva, sobreviveram as fortes correntes marítimas e um mês depois foram resgatados em Santa Catarina. Passaram fome e sede. Beberam a própria urina. São alguns dos desafios que os pescadores enfrentam.

Em compensação, se aumentarmos a nossa produção de pescado, seremos capazes de contribuir para acabar com a fome e a miséria no Brasil e quiça no mundo.

O Brasil tem uma costa enorme, cortado por rios, têm lagoas e grandes lagos, alguns artificiais, ou seja, temos todo o potencial para crescer e produzir muito mais. Precisamos expandir a aqüicultura e piscicultura no Brasil. Deixo meu grande abraço ao companheiro Luiz Sérgio, que hoje está à frente do Ministério da Pesca e Aquicultura e saúdo principalmente a todos os pescadores e pescadoras que fazem desta profissão parte da sua vida.

Era o que eu tinha pra falar Senhores e Senhores. Meu muito obrigado!

Sala das Sessões, 30 de junho de 2011.

Miriquinho Batista

Deputado Federal








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gabinete

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados
Gabinete 435 - Anexo IV
Cep.: 70160-900
Brasília - DF

Escritório Politico

Av. Generalíssimo Deodoro, 106 - Umarizal
Cep.: 66055-240
Belém - PA
Fone: 3225-5455