Dep. Miriquinho Recebe Medalha do Mérito “Guilherme Paraense"

O Dep. Estadual Miriquinho Batista recebeu, durante a sessão solene em comemoração pelo aniversário de 10 anos da Secretaria de Estado de Esporte e Lazaer (SEEL), na Assembléia Legislativa do Estado, quinta feira dia 30/04/09, a Medalha do Mérito “Guilherme Paraense” por ter prestado reais e efetivos serviços em prol do esporte no Estado do Pará.

Há dez anos foi criada a Secretaria Executiva de Esporte e Lazer, mediante a Lei 6.215 de 28 de abril de 1999, hoje tornada Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), cuja atuação é incontestável no sentido da promoção, ampliação e democratização do esporte paraense, traduzido em ações estratégicas como o apoio financeiro e difusão televisiva do Campeonato Paraense de Futebol, Projeto Navegar, Bolsa Talento, Esporte Paraolímpico, entre outros;


"O Pará é um dos Estados com maior tradição desportiva do país, bem representado por clubes recreativos e por associações tradicionais que há muito atuam no cenário esportivo nacional. Resultado disso são os efeitos dos serviços prestados pela SEEL que projetam mais fortemente o Pará no cenário nacional e internacional, a ponto de torná-lo um dos Estados favoritos a sediar a Copa do Mundo de 2014". Afirmou o Dep. Miriqunho.

Guilherme Paraense foi o desportista que conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil, ao vencer a prova individual de tiro dos VII Jogos Olímpicos realizados na Antuérpia, Bélgica, no ano de 1920. Guilherme participou como integrante da primeira delegação brasileira a tomar parte em um grande evento esportivo internacional.


Dias antes da competição olímpica, o desportista foi vítima de um assaltado, onde levaram todo seu equipamento, incluindo as armas e a munição que serviria para treino e para a própria competição. Através de um empréstimo de um revólver.38, arma de um desportista americano, Guilherme paraense pode então competir e vencer a prova de tiro e receber a medalha de ouro naquela olimpíada.

Considerando que, além desse feito histórico, Guilherme Paraense também sagrou-se campeão Brasileiro de tiro no ano de 1927, e que é dever do Governo do Estado Pará reverenciar a memória dos cidadãos paraenses que, com seus efeitos, honram o nome do Estado do Pará e do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gabinete

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados
Gabinete 435 - Anexo IV
Cep.: 70160-900
Brasília - DF

Escritório Politico

Av. Generalíssimo Deodoro, 106 - Umarizal
Cep.: 66055-240
Belém - PA
Fone: 3225-5455