Campanha da Fraternidade 2009 é discutida pelos deputados


A Campanha da CNBB, “A fraternidade e a segurança pública”, cujo lema é “A paz é fruto da justiça” foi à pauta da audiência pública realizada nesta segunda-feira, dia 30.03, no plenário João Batista, a pedido do Dep. Miriquinho Batista e outros parlamentares.

Para o Dep. Miriquinho "a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através das Campanhas da Fraternidade anualmente realizadas, tem prestado um serviço de utilidade pública quando consolida um importante instrumento de conscientização e transformação social por meio da educação e do bom exemplo religioso".

Em nome do CNBB falou o Bispo Flávio Giovenele de Abaetetuba, explanando os objetivos da campanha da fraternidade de 2009. “A CNBB pretende, com esta Campanha, debater a segurança pública, com a finalidade de colaborar na criação de condições para que o Evangelho seja mais bem vivido em nossa sociedade por meio da promoção de uma cultura da paz, fundamentada na justiça social”, explicou.

Para o Bispo, a criação de uma cultura de paz passa necessariamente para que todos venham cumprir o seu papel no combate à violência, como combater as injustiças sociais que geram também violência. Neste sentido anunciou a assinatura de convênios com o Governo do Estado estabelecendo a participação da igreja católica em projetos e ações nas questões de segurança pública.

O coordenador do Programa Segurança Cidadã, do Governo do Estado, Coronel da PM, Osmar Costa Junior, em implantação na região metropolitana, iniciado em setembro do ano passado, no bairro da Terra Firme, com a implantação de uma base comunitária, explicou que o programa tem como fundamento o combate a violência tendo como princípios orientadores: A organização da prevenção ao crime tendo por base a comunidade; reorientação das atividades de patrulhamento; aumento da responsabilização das comunidades; e a descentralizando do comando das atividades operacionais da polícia.

“O novo modelo de atuação prevê três ações básicas: ações repressivas, ações de prevenção e ações sociais, se nós identificarmos o problema de modo local nós vamos poder atuar e combater os problemas com toda a sociedade e com isso evitar que o delito aconteça”, explicou Costa Junior.

Fotos: Ozéas Santos e Assessoria do Dep. Miriquinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gabinete

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados
Gabinete 435 - Anexo IV
Cep.: 70160-900
Brasília - DF

Escritório Politico

Av. Generalíssimo Deodoro, 106 - Umarizal
Cep.: 66055-240
Belém - PA
Fone: 3225-5455