Piracema e seguro defeso podem ser ampliados no Rio Tocantins e no Rio Pará


O deputado federal Miriquinho Batista (PT/PA) solicitou a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira, um estudo por parte do Ministério, através do IBAMA, para que se assegure o período da “piracema” (de novembro ao final de abril), pois segundo os relatos dos pescadores e das pescadoras daquela Região, o “período do defeso” não tem atingido seu objetivo para diversas espécies encontradas tanto no Rio Pará como no Rio Tocantins, diminuindo o ciclo de reprodução, a quantidade e qualidade do pescado, consequentemente sua exaustão. Quando acaba o período do defeso no dia 28 de fevereiro, a pesca naturalmente é retomada no dia 1º de março e há abundância de espécies “ovadas” - ou seja - que não completaram seu ciclo de reprodução.

“Tenho acompanhado o setor pesqueiro. E é de admirar o conhecimento empírico desta gente – principalmente se tratando daquele pescador ou daquela pescadora que busca seu sustento na pesca artesanal. Essas pessoas, aprenderem a respeitar a natureza, sabem de sua grandiosidade e de seus desafios, pois lidam com ela cotidianamente”, disse Miriquinho.

“Existem políticas sociais que asseguram aos pescadores e pescadoras o “seguro do defeso”, aumentar este período implica no aumento de mais um mês do benefício do seguro e isso gera custos para os cofres públicos. Contudo, não podemos permitir a extinção do pescado nesta Região, que alimenta milhares de brasileiros, gera emprego, renda e que muitas vezes é a única fonte de proteína de milhares de famílias. Por isso pedimos que Vossa Excelência que conduza mais este assunto, da mesma forma brilhante como vem trabalhando à frente deste Ministério”, acrescentou o parlamentar.

Leia ou baixe o Ofício nº 019 - sobre a Extensão do Defeso no link abaixo:
https://www.dropbox.com/s/yzgq5bjn45h5twg/Oficio%20n%C2%BA%20019%20-%20Extensao%20do%20Defeso.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gabinete

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados
Gabinete 435 - Anexo IV
Cep.: 70160-900
Brasília - DF

Escritório Politico

Av. Generalíssimo Deodoro, 106 - Umarizal
Cep.: 66055-240
Belém - PA
Fone: 3225-5455