Comissão debaterá plano de ciência e tecnologia para Amazônia Legal


Foi aprovado ontem na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), o Requerimento 464/2014, de autoria do deputado Miriquinho Batista (PT/PA) que vai debater o “Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento da Amazônia Legal”.

 Miriquinho justifica o debate dizendo que: “... para fazer a economia dos estados da Amazônia Legal, acompanhar o crescimento dos demais estados brasileiros com preservação ambiental e a manutenção da biodiversidade da região é necessário um novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia. Diante disso, os secretários estaduais de ciência e tecnologia juntamente com os presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa desses estados elaboraram o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Amazônia Legal  (PCTI/Amazônia).

O PCTI propõe a interação sistêmica entre os atores e instituições para o alcance de uma combinação harmônica entre objetivos de crescimento, inovação, competitividade, equidade e sustentabilidade. As tecnologias e inovações promissoras tomam por base o uso de substâncias e materiais obtidos no bioma amazônico. Essas tecnologias são de grande importância pois serão capazes de abrir novas perspectivas de ocupação produtiva e reforçará a inclusão social e a conservação ambiental. Ou seja, vamos agregar valor a biodiversidade, criar condições para o desenvolvimento regional com sustentabilidade, distribuir riquezas, gerar emprego e renda e por fim, melhorar a vida da população”.

Serão convidados:

O Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, MARCO ANTONIO RAUPP;
O Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação – Consecti, JADIR JOSÉ PELA;
O Presidente do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa – Confap, SERGIO LUIZ GARGIONI;
A coordenadora do Regional Norte, do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação – Foprop, ROSANGELA DUARTE;
O presidente do Banco da Amazônia, VALMIR PEDRO ROSSI;
O presidente do BNDES, LUCIANO COUTINHO.

A data será definida em reunião ordinária da CINDRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gabinete

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados
Gabinete 435 - Anexo IV
Cep.: 70160-900
Brasília - DF

Escritório Politico

Av. Generalíssimo Deodoro, 106 - Umarizal
Cep.: 66055-240
Belém - PA
Fone: 3225-5455