Miriquinho Batista parabeniza Baião pelos 233 anos de fundação


O deputado Miriquinho Batista (PT/PA)  homenageou na sessão da Câmara dos Deputados, desta terça-feira, 30, o município de Baião que  completou 233 anos de fundação. Miriquinho parabenizou o município que fica localizado na região tocantina paraense com um total de 36.882 habitantes.
Veja, abaixo, na íntegra o discurso


Senhor Presidente, Senhoras e Senhores membros da mesa, Senhoras deputadas e Senhores deputados e demais presentes neste plenário, boa tarde! Boa tarde aos que nos assistem pela TV ou internet e todos àqueles que nos escutam.

Senhoras e Senhores peço que este registro conste nos anais desta Casa, e que se dê publicidade no jornal impresso, na rádio, no site da Câmara e na “VOZ DO BRASIL”.
Senhor Presidente, Senhoras Deputadas e Senhores Deputados, venho a esta tribuna, para parabenizar o Município de Baião que hoje completa 233 anos! Baião tem como lema: “Fé, União, Trabalho e Liberdade” e o prefeito Nilton Lopes de Farias, o companheiro Sacy tem exercitado este Lema. Parabéns a todos e todas baionenses!
Histórico: Data de 1694 a origem da povoação, que é hoje a sede deste importante município tocantino. Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho, governador e capitão-general do Maranhão e Pará, donatário da capitania de Camutá, desejoso de povoá-la e engrandecê-la, não podendo pessoalmente dedicar-se à exploração de seu vastíssimo território, resolveu naquele ano procurar quem pudesse levar a efeito sua idéia e desejos. Escolheu o português Antônio Baião a quem concedeu uma vasta sesmaria, nas terras que lhe foram doadas, impondo-lhe a condição de fundar uma vila, levantar uma casa decente e grande, facultando-lhe, entretanto, a escolha do local.
Antônio Baião, depois de examinar vários pontos do rio Tocantins e querendo afastar-se do Camutá, localizou a sua concessão em um local alto e aprazível, o mesmo em que hoje assenta a sede do município baionense.
Edificada a casa, que a concessão estipulara, Antônio Baião explorou os terrenos vizinhos, deixando uma tradição do seu nome, que mais tarde Manuel Carlos da Silva, diretor de índios, por ordem do capitão-general Fernando da Costa Ataíde Teive, deu a um povoado constituído com 30 índios, fundado no local da atual sede do município, 30 de outubro de 1779, denominando-o “lugar de Baião”.
Até a independência, o lugar de Baião arrastou uma existência de pequeno entreposto de comércio com o Alto Tocantins, quando a resolução do conselho do governo da província, nas célebres sessões de 10 a 17 de maio de 1833, resolvendo dar-lhe a categoria de vila, com a denominação de Nova Vila de Santo Antônio do “Tocantins”, havendo o presidente da província José Joaquim Machado de Oliveira, em ofício de 8 de agosto do mesmo ano, descrito os limites municipais.
Apesar das vicissitudes políticas do período monárquico, em que muitos municípios paraense passaram pelo cadinho das extinções, Baião teve a sua existência ininterrupta até à república. A instalação da vila e da câmara municipal de Tocantins teve lugar a 17 de outubro de 1833.
Convido as Senhoras e Senhores para conhecer Baião e suas beleza, suas praias, viadutos, museus e muitos outros pontos turísticos a Micareta Baionense, a Festividade de Santo Antônio (padroeiro da cidade) e o concurso de Quadrilhas (Junho).
Era o que eu tinha pra dizer. Muito obrigado.

Sala das Sessões, 30 de outubro de 2012.

MIRIQUINHO BATISTA
Deputado Federal – PT/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gabinete

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados
Gabinete 435 - Anexo IV
Cep.: 70160-900
Brasília - DF

Escritório Politico

Av. Generalíssimo Deodoro, 106 - Umarizal
Cep.: 66055-240
Belém - PA
Fone: 3225-5455