Deputado faz indicação a Ministério de medida de combate a assaltos em ônibus

 
Preocupado com os índices de violência e assaltos que os trabalhadores rodoviários sofrem o deputado Miriquinho Batista – PT/PA – apresentou a Indicação nº 3283/2012, ao Ministro dos Transportes Senhor PAULO SÉRGIO PASSOS, a qual sugere que sejam estudadas medidas para incentivar a aquisição de equipamento, pelas empresas prestadoras dos serviços de transporte urbano e interestadual, visando reduzir o uso de dinheiro em espécie nos referidos serviços.

 Miriquinho ressalta que: “Entendo que uma das maneiras de diminuir o atrativo desse tipo de ação criminosa seria adotar medidas que eliminem (ou, pelo menos, diminuam) a utilização de dinheiro em espécie nos pagamentos dos bilhetes de passagem. Para tanto, nós sugerimos que se estude a adoção de bilhetagem eletrônica, mediante o uso de cartões inteligentes, nos veículos de transporte coletivo de passageiros. Esses cartões já dispõem, inclusive, de sistema de reconhecimento facial, que impedem o uso fraudulento, no caso de roubo ou extravio. Algumas empresas de transporte já estão adotando essa nova tecnologia, mas para as empresas menores, os custos de aquisição do equipamento são um empecilho”.

“Sei que o Poder Público não poderá arcar com o custo destes equipamentos. Penso que a aquisição poderá ser incentivada, mediante a criação de linhas de crédito facilitado ou outro mecanismo semelhante. Para isso sei que o Ministro dos Transportes, em conjunto com outros órgãos e entidades do Governo Federal, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por exemplo, poderá estudar a possibilidade de se colocar em prática algum instrumento para incentivar a aquisição de equipamento, pelas empresas prestadoras dos serviços de transporte urbano e interestadual, visando reduzir o uso de dinheiro em espécie nos referidos serviços”, disse ainda o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gabinete

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados
Gabinete 435 - Anexo IV
Cep.: 70160-900
Brasília - DF

Escritório Politico

Av. Generalíssimo Deodoro, 106 - Umarizal
Cep.: 66055-240
Belém - PA
Fone: 3225-5455