Deputado Miriquinho Preside Reunião na Comissão da Amazônia

Comissão debateu a situação do ensino superior na Amazônia Legal.

O deputado Miriquinho Batista – PT/PA - presidiu interinamente a reunião ordinária na Comissão da Amazônia, Integração Nacional, da audiência pública requerida pelo Excelentíssimo Deputado Padre Ton - PT/RO - com o tema “Situação das faculdades da Amazônia Legal em relação ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes”.

Participaram da reunião o diretor de Avaliação do Ensino Superior do Ministério da Educação, Senhor Paulo Wollinger e o presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades Isoladas e Integradas, Senhor Jorge de Jesus Bernardo. Ponderamos sobre as dificuldades da Região, não só pelo tamanho de alguns Estados como também pelas estações do ano, que são bem distintas. Existe uma Amazônia no período da seca e outra no período das chuvas essa diversidade dificulta a locomoção. Resultando na escassez de mão de obra qualificada.

Podemos citar o exemplo do transporte. Embora nosso principal meio de transporte seja fluvial, por meio de barcos, ainda não temos nenhum curso de Engenharia na Região.
Todos os olhares do mundo estão voltados para Amazônia, principalmente quanto a sua preservação, e não há na Região cursos específicos para a proteção ambiental. Faltam médicos na Região. Há municípios que ficam vários dias sem ter um profissional da saúde. Precisamos criar incentivos para manter profissionais da área na Região.


Miriquinho destacou que o diretor de avaliação do ensino superior do MEC, fez bem em lembrar que por muitos anos foi contingenciado a expansão da educação superior no Brasil. O governo do presidente Lula triplicou em oito anos o número de vagas para o ensino superior. Antes de Lula eram 90 mil vagas e no final dos oito anos do governo, chegamos a 270 mil vagas. Ou seja, foi feito muito mais em oito anos, do que em 200 anos.

O deputado disse ainda que: “...a presidenta Dilma Rousseff tem mantido o ritmo de expansão e crescimento da educação no Brasil. Falta muito a ser feito, mas não podemos deixar de reconhecer o que foi feito. Estamos numa corrida contra ao tempo para que o Brasil chegue a níveis de primeiro mundo. Todavia, mais importante que está entre os países de primeiro mundo é conseguirmos formar cidadãos e cidadãs. Colaborar com o desenvolvimento humano é de fundamental importância. Como resultado, acabaremos com a miséria deste tão imenso Brasil.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gabinete

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados
Gabinete 435 - Anexo IV
Cep.: 70160-900
Brasília - DF

Escritório Politico

Av. Generalíssimo Deodoro, 106 - Umarizal
Cep.: 66055-240
Belém - PA
Fone: 3225-5455