Miriquinho faz homenagem as mulheres

“Quero saudar a todas as mulheres pelo seu dia, inclusive as companheiras de luta, as mulheres de minha família, as deputadas minhas colegas de trabalhos, nossas secretárias e ministras e a nossa presidenta Dilma Rousseff, que hoje é o maior símbolo da grande mulher no nosso país. Mãe, avó, e um ser humano provido de muita força. Tamanha é a sua coragem que lutou e combateu um câncer. Em nome de nossa presidenta, mais uma vez, saúdo a todas as mulheres!”

Miriquinho ressaltou que: “foi pensando nas mulheres desse nosso país, principalmente naquelas que trabalham no serviço de limpeza das nossas cidades, conhecidas popularmente como garis, que apresentei a Indicação 1960/2011, ao Ministro do Trabalho e Emprego a adoção de medidas de proteção aos trabalhadores de limpeza urbana, visando à promoção da qualidade no trabalho para a categoria.” Na pratica a Indicação sugere a disponibilização de banheiros químicos para as trabalhadoras.

A outra maneira que encontrei para homenagear as mulheres – por assim dizer - foi apresentar o Projeto de Lei nº 2680/2011, que acrescenta dispositivo à Consolidação das Leis do Trabalho, para reduzir a jornada de trabalho de portador de fibromialgia condicionada a comprovação de prática de atividade física. O PL altera o Art. 1º A Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei n.º 5.452, de 1º de maio de 1943, passa a vigorar acrescida do seguinte art. 58- B: Ficando assim: “Art. 58-B. O portador de fibromialgia tem direito a uma redução de quatro horas na jornada semanal para a prática, devidamente atestada, de atividade física, sem prejuízo da remuneração.”

Os e as portadores de fibromialgia, condição dolorosa generalizada e crônica que engloba manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição, distúrbios do sono, necessitam de apoio para enfrentar a situação a que estão submetidos. Os estudos comprovam que a síndrome da fibromialgia tem maior incidência em mulheres e como afirma Shakespeare: “a dor enerva a alma, torna-a mais temerosa, degenera-a... é o veneno da beleza."

Miriquinho acrescentou em seu discurso: “E por fim, solicitei nesta Casa, uma Sessão Solene em homenagem a uma mulher, conhecida internacionalmente como irmã Dorothy Stang, que foi brutalmente assassinada, com seis tiros, um na cabeça e cinco ao redor do corpo, aos 73 anos de idade, no município de Anapu, no Pará, dia 12 de fevereiro, completa 7 anos de sua morte. No Pará Dentre suas inúmeras iniciativas em favor dos mais empobrecidos, Irmã Dorothy ajudou a fundar a primeira escola de formação de professores na rodovia Transamazônica, que corta ao meio a pequena Anapu. Era a Escola Brasil Grande.

Irmã Dorothy recebeu diversas ameaças de morte, sem deixar intimidar-se. Pouco antes de ser assassinada declarou: “Não vou fugir e nem abandonar a luta desses agricultores que estão desprotegidos no meio da floresta. Eles têm o sagrado direito a uma vida melhor numa terra onde possam viver e produzir com dignidade sem devastar”, faço hoje estas homenagens que acho justas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gabinete

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados
Gabinete 435 - Anexo IV
Cep.: 70160-900
Brasília - DF

Escritório Politico

Av. Generalíssimo Deodoro, 106 - Umarizal
Cep.: 66055-240
Belém - PA
Fone: 3225-5455