Prefeitos do Marajó e Deputado Miriquinho Batista querem retomar Plano de Desenvolvimento

Cerca de 10 prefeitos e vice-prefeitos da região do Marajó(PA) reuniram com o superintendente da Sudam, Djalma Mello, e com o coordenador-geral de Planos de Desenvolvimento da instituição, Adagenor Ribeiro, para tratar sobre a retomada do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Arquipélago do Marajó. A reunião aconteceu na manhã da última sexta-feira, 8, na sede da Sudam e contou ainda com a presença dos deputados federais do Pará Miriquinho Batista e Zé Geraldo.

O Plano foi elaborado em 2003 por um Comitê Interministerial coordenado pela Casa Civil da Presidência da República. A Sudam participou ativamente da elaboração do Plano desde a realização das consultas públicas na Ilha até a redação do documento final. A principal meta é implementar ações do governo federal no Marajó, observando as peculiaridades étnicas e socioculturais da população local. Mas, segundo o deputado Miriquinho Batista o Plano precisa ser retomado preferencialmente sob a coordenação da Sudam. “Queremos que a Sudam seja referência na coordenação desse Plano para que ele seja retomado e suas ações ganhem força”, resumiu o deputado. O papel da Sudam como agente de governo condutor desse processo foi consensual entre a classe política e os diversos prefeitos do Marajó.

A pobreza no arquipélago ainda é um grande desafio a ser vencido. Pesquisa realizada recentemente pelo IPEA mostra que dos principais municípios mais pobres do país, cinco estão no Marajó. Durante a reunião na Sudam foram apontados como principais problemas da região a carência de aeroportos, agências bancárias, ausência de regularização fundiária e segurança pública e conflitos na região de fronteira. Para o prefeito de Soure João Luiz Melo a retomada do Plano do Marajó é um apelo da comunidade marajoara.


O superintendente da Sudam Djalma Mello destacou que a instituição começa a ser reconhecida pela sociedade e falou da disposição da Sudam em colaborar com a implementação do Plano. Mello também frisou a importância desta ação continuar sob a coordenação da Casa Civil. As autoridades discutiram um cronograma de ações e um documento assinado por todos os prefeitos da região será entregue na próxima semana à ministra-chefe da Casa Civil, em que os municípios solicitam a retomada imediata do Plano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gabinete

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados
Gabinete 435 - Anexo IV
Cep.: 70160-900
Brasília - DF

Escritório Politico

Av. Generalíssimo Deodoro, 106 - Umarizal
Cep.: 66055-240
Belém - PA
Fone: 3225-5455