Governo do Pará entregará UCIs (Unidade de Cuidados intermediários Neonatal) a municípios paraenses.

Ao participar das comemorações dos 360 anos da Fundação Santa Casa de Misericórdia, a governadora Ana Júlia informou a implantação de Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs), em municípios paraenses, a fim de desafogar o atendimento na instituição centenária. "As UCIs vão atender crianças que não necessitam de uma UTI, mas de um tratamento intermediário. Agora, vamos tratá-las mais próximo de onde suas famílias vivem. Isso é cuidar das pessoas".

São quatro UCIs, nos municípios de Bragança, Ananindeua, Castanhal e Marituba. Na próxima sexta-feira (26), a Governadora entrega mais uma unidade em Parauapebas e, posteriormente, em Icoaraci e Abaetetuba. O governo também adquiriu 13 incubadoras para transporte de crianças de forma adequada dos municípios que mais demandam a Santa Casa.

A UCI – Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal é também denominada de unidade de médio risco ou unidade semi-intensiva e destina-se ao atendimento do recém-nascido considerado de médio risco nas seguintes condições:
- Transferência da unidade de terapia intensiva nas primeiras 24 horas;
- Observação nas primeiras 72 horas de vida dos pacientes com peso entre 1.500-2000g, desde que não apresentem algum tipo de emergência;
- Presença de desconforto respiratório leve;
- Necessidade de venóclise para infusão de glicose, eletrólitos, antibióticos;
- Fototerapia;
- Prematuros em fase de ganho de peso que não passaram pela unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN);
- Outras situações, conforme a rotina de cada serviço.

Ainda durante as comemorações, a Governadora reiterou compromisso firmado junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que já estão assegurados, no Ministério da Saúde, R$ 40 milhões para a aquisição de equipamentos destinados à nova unidade materno-infantil, cujas obras civis serão concluídas em novembro deste ano. De acordo com a governadora, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, havia sinalizado apoiar a instituição com R$ 10 milhões, mas, ao apelar ao presidente Lula, ele determinou o empenho do valor pleiteado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gabinete

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados
Gabinete 435 - Anexo IV
Cep.: 70160-900
Brasília - DF

Escritório Politico

Av. Generalíssimo Deodoro, 106 - Umarizal
Cep.: 66055-240
Belém - PA
Fone: 3225-5455