Miriquinho participa de reunião para interiorização da UFPA

O deputado Miriquinho Batista participou de reunião com o Ministro da Educação Fernando Hadad, o Secretário de Ensino Superior Luiz Costa e o Reitor da UFPA Carlos Maneschy. Estavam presentes o Prefeito José Davi Passos de Xinguara, o Prefeito Maurino Magalhães de Marabá e o prefeito Helder Barbalho de Ananindeua e a vice-prefeita Sandra Batista e alguns parlamentares do Estado também se fizeram presentes. A pauta foi “as premissas básicas para o futuro da educação superior no Estado do Pará: criação da Universidade do Sul e do Sudeste; Instalação do Campus Universitário de Salinópolis”.

O reitor Maneschy falou da aflição que todos sentiam, das dificuldades do Estado do Pará por sua distribuição geográfica, da carência de ofertas de vagas no ensino superior - no Pará que é totalmente diferente do país - pois fora de Belém não há oferta de ensino privado e é preciso o Poder Público ofertar o maior número de vagas.

Maneschy disse também que, independente de partido político, todos os representantes do Estado, participavam da reunião para pedir maior atuação da Universidade Federal do Pará (UFPA) no interior no intuito de suprir a carência. “Instituindo a Universidade do Sul e do Sudeste do Pará que engloba um núcleo de Municípios de economia pujante, vai beneficiar mais de 4 mil pessoas,, além de ofertar vagas para os o Estados que fazem fronteira com o Pará - Tocantins e Mato Grosso. O campus de Ananindeua é uma demanda do Pará e do Brasil, pois ofertar cursos tecnológicos na área de Engenharia vai capacitar profissionais para exploração de petróleo na área de Ananindeua e Salinópolis”.

O Ministro de Educação Fernando Haddad disse que a reunião era oportuna, numa época e horário adequados, pois vai ser discutido o Plano Plurianual (PPA) 2012 a 2015, e que, embora os indicadores da educação Básica no Estado estão baixíssimos, o Ministério está repactuando com as Universidades, não só o Pará mais todo o Brasil está em expansão e a meta do MEC é ter 18 alunos pro professor. O Plano de expansão do Estado precisa de suporte e é necessário discutir e avaliar as perspectivas do Plano estadual de Educação.

Todos chegaram num consenso de que: a reunião é suprapartidária; a educação pública precisa de um ensino de qualidade; o Pará está localizado na Amazônia onde detêm há maior biodiversidade do planeta onde mais de 50 mil espécies da flora e da fauna ainda são desconhecidos – razão pela qual é necessário levar mestres, doutores, cientistas e laboratórios de pesquisa para o Estado.

O Secretário Luiz Cláudio afirmou que para um projeto dá certo precisa de: alta relevância social; excelência acadêmica e grande apoio político. E que o Projeto em questão obedecia estes três quesitos. Aproveitou a ocasião e disse:”... Vou falar como brasileiro e não como Secretário, tenho orgulho de participar de uma reunião como esta, os eleitores dos Senhores devem estar orgulhosos, pois não podemos partidarizar a educação e os Senhores e Senhoras presentes estão dando exemplo para outros Estados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gabinete

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados
Gabinete 435 - Anexo IV
Cep.: 70160-900
Brasília - DF

Escritório Politico

Av. Generalíssimo Deodoro, 106 - Umarizal
Cep.: 66055-240
Belém - PA
Fone: 3225-5455