O deputado Miriquinho Batista participou de reunião com o Ministro da Educação Fernando Hadad, o Secretário de Ensino Superior Luiz Costa e o Reitor da UFPA Carlos Maneschy. Estavam presentes o Prefeito José Davi Passos de Xinguara, o Prefeito Maurino Magalhães de Marabá e o prefeito Helder Barbalho de Ananindeua e a vice-prefeita Sandra Batista e alguns parlamentares do Estado também se fizeram presentes. A pauta foi “as premissas básicas para o futuro da educação superior no Estado do Pará: criação da Universidade do Sul e do Sudeste; Instalação do Campus Universitário de Salinópolis”.O reitor Maneschy falou da aflição que todos sentiam, das dificuldades do Estado do Pará por sua distribuição geográfica, da carência de ofertas de vagas no ensino superior - no Pará que é totalmente diferente do país - pois fora de Belém não há oferta de ensino privado e é preciso o Poder Público ofertar o maior número de vagas.
O Ministro de Educação Fernando Haddad disse que a reunião era oportuna, numa época e horário adequados, pois vai ser discutido o Plano Plurianual (PPA) 2012 a 2015, e que, embora os indicadores da educação Básica no Estado estão baixíssimos, o Ministério está repactuando com as Universidades, não só o Pará mais todo o Brasil está em expansão e a meta do MEC é ter 18 alunos pro professor. O Plano de expansão do Estado precisa de suporte e é necessário discutir e avaliar as perspectivas do Plano estadual de Educação.
Todos chegaram num consenso de que: a reunião é suprapartidária; a educação pública precisa de um ensino de qualidade; o Pará está localizado na Amazônia onde detêm há maior biodiversidade do planeta onde mais de 50 mil espécies da flora e da fauna ainda são desconhecidos – razão pela qual é necessário levar mestres, doutores, cientistas e laboratórios de pesquisa para o Estado.
O Secretário Luiz Cláudio afirmou que para um projeto dá certo precisa de: alta relevância social; excelência acadêmica e grande apoio político. E que o Projeto em questão obedecia estes três quesitos. Aproveitou a ocasião e disse:”... Vou falar como brasileiro e não como Secretário, tenho orgulho de participar de uma reunião como esta, os eleitores dos Senhores devem estar orgulhosos, pois não podemos partidarizar a educação e os Senhores e Senhoras presentes estão dando exemplo para outros Estados”.

Nenhum comentário:
Postar um comentário