Após um encontro, em Brasília, com parlamentares da bancada petista, o deputado Miriquinho (PT/PA) se comprometeu com aprovação das propostas em tramitação na Câmara Federal que tratam sobre o fortalecimento da economia solidária no país. Entre as prioridades está a recriação da Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária (a coleta de assinaturas para recriação da frente já foi iniciada) e a aprovação da Lei Geral da Economia Solidária.
O deputado Miriquinho aprovou o indicativo para proposta de inclusão de recursos para o setor no Plano Plurianual (PPA 2012/2015). Com a inclusão desta demanda no PPA, os ministérios poderão abrir novos programas de suporte. Proposta do deputado Eudes Xavier (PT-CE), que coordenava a frente da economia solidária na legislatura passada.
“As experiências de Banco Comunitários não é só um projeto econômico, mas sim, restabelece os laços sociais e comunitários. Me coloco total disposição da ECOSOL e de nossa Frente.
Minha cidade no interior do Pará, lá temos um artesanato tradicional (miriti), fazem brinquedos. Lá todos os artesãos eram feirantes, peixeiros, e tinham outra atividade. Fizemos um encontro deles, e se juntarem para trabalhar e comercializar. Hoje o Brinquedo de Miriti é Patrimônio do Pará. A partir dessa organização hoje eles são profissionais do Miriti, e sustentam suas famílias com essa atividade econômica. Precisamos mostrar essas experiências, como exemplos, para mostrar que é possível e além de inserção econômica tem a inserção social”.
O que é - Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano e não do capital. Tem base associativista e cooperativista, e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido. Além disso, a Economia Solidária envolve a dimensão social, econômica, política, ecológica e cultural. Isto porque, além da visão econômica de geração de trabalho e renda, as experiências de Economia Solidária se projetam no espaço público, tendo como perspectiva a construção de um ambiente socialmente justo e sustentável.
Site PT na Câmara (Edmilson Freitas) – Texto Adaptado
Nenhum comentário:
Postar um comentário