Encontro de Cobras. Por iniciativa do nosso mandato, vário municípios foram contemplados pelo programa AMAZÔNIA CULTURAL, dentre eles minha querida Igarapé-Miri


Foi divulgado no último dia dia 07/03 o resultado final de selação do Programa Amazônia Cultural, do Ministério da Cultura. O Programa é voltado apenas para a Região Norte e tem recursos  destinados de  R$ 5 milhões para  projetos que estão enquadrados nos quatro eixos seguir: estímulo à produção e inovação cultural; fortalecimento de redes e valorização da cultura local; pesquisa, formação e capacitação; e circulação e intercâmbio.

O projeto Enconto das Cobras do Jatuiíra e da Ponta Negra é um único da região do baixo Tocantins entre os selecionados. Inspirado na obra “Encontro das Cobras Grandes ” –  de João Maria Quaresma Junior – J. Santiago,  e em relatos de antigos moradores do município de Igarapé-Miri, a iniciativa  busca resgatar aspectos lendários da tradição popular miriense.

O projeto técnico (inscrito no eixo: fortalecimento de redes e valorização da cultura local/popular) foi construído através da iniciativa do Conselho Municipal de Cultura de Igarapé–Miri– COMCIM com apoio da assessoria  do  mandato do Deputado Federal Miriquinho Batista.

Para o Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Igarapé-Miri , Professor Antônio Marcos Ferreira e o artista miriense Elias Costa (assessor parlamentar de Miriquinho) a notícia chega em boa hora já que o município passa por enormes dificuldades por falta de investimento da gestão municipal em politicas culturais. Além do mais serve para provar que a sociedade organizada pode conseguir muitos dos seus objetivos.

O Encontro das Cobras Grandes do Jatuíra e da Ponta Negra acontece desde 2009 em Igarapé-Miri, mas teve interrupção no ano de 2012, pois a Secretaria de Cultura da atual gestão alegou falta de recursos. Além do Encontro das Cobras outras atividades importantes como o “Concurso de Quadrilhas” e “Concurso de Bandas de Fanfarras” deixaram de acontecer.

O valor do recurso aprovado para o Projeto Encontro das Cobras é de 80.000,00 mil reais e deverá contribuir com o fortalecimento da cultura local, além de colaborar com  trabalhos sociais em atividades previstas no cronograma como:  oficinas, minicursos, palestras, exposições entre outros.
A relação com todos os projetos selecionados pode ser acessada no seguinte endereço eletrônico: www.ministeriodacultura.gov.br.

Fonte: Gazeta Miriense
Em: gazetamiriense.wordpress.com/2014/03/11/encontro-das-cobras-esta-dos-projetos-selecionados-pelo-programa-amazonia-cultural/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gabinete

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados
Gabinete 435 - Anexo IV
Cep.: 70160-900
Brasília - DF

Escritório Politico

Av. Generalíssimo Deodoro, 106 - Umarizal
Cep.: 66055-240
Belém - PA
Fone: 3225-5455