A EDUCAÇÃO É 1380. Miriquinho federal

Nascido em uma região interiorana de Abaetetuba, Miriquinho Batista vivenciou em sua família as dificuldades educacionais de sua comunidade de origem . De família tradicionalmente de Educadores, ainda jovem despertou o interesse pelo magistério.

Como educador rapidamente envolveu-se na luta pela defesa da valorização dos professores e pela melhoria do ensino publico no estado do Pará.

De forma organizada e com o apoio da ampla categoria destacou-se na criação da "Associação Beneficente dos Professores de Abaetetuba" (ASBEPA) e da FEPPEP (Federação dos Profissionais da Educação Pública do Pará) que antecederam todas as formas de organização sindical dos profissionais da educação do estado do Pará.

A atuação perspicaz de Miriquinho aliada à visão política destacada, além de seu tempo, o determinou nas formas de organização e bandeiras de luta das Entidades que o credenciaram a ingressar na vida política como Deputado Estadual, ampliando seu poder de promoção social e defesa da educação pública

Inúmeros segmentos sociais ligados aos trabalhadores rurais, ribeirinhos e movimentos eclesiais, organizados em defesa das liberdades democráticas, contribuíram ainda mais para sua atuação em defesa e criação de direitos sociais e trabalhistas visando à construção de uma sociedade com qualidade para todos.

Como sindicalista da educação levantou a bandeira da interiorização e da descentralização da UFPA, que garantiu a criação de oito campi universitários.

Como Deputado Estadual, assumiu e manteve-se em sintonia com as políticas educacionais do governo Lula, para a implantação no estado dos projetos federais:

1. por meio de suas emendas parlamentares e empenho político, a universidade continuou avançando ainda mais para o interior do estado.

2. sustentou a implementação do ensino profissionalizante no interior do Estado com a implantação de seis Institutos Federais do Pará - IFPA.

3. Implantou o projeto Pescando Letras, um projeto de alfabetização nas comunidades ribeirinhas.

4- Garantiu a meia passagem para os estudantes, a aprovação da política de democratização nas escolas, recuperação e a construção de novas escolas de médio e grande porte em várias regiões do Estado do Pará.

A EDUCAÇÃO É 1380. Miriquinho federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gabinete

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados
Gabinete 435 - Anexo IV
Cep.: 70160-900
Brasília - DF

Escritório Politico

Av. Generalíssimo Deodoro, 106 - Umarizal
Cep.: 66055-240
Belém - PA
Fone: 3225-5455