CPI sobre tráfego humano realiza audiência


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o Tráfico de Pessoas no Brasil ouviu nesta terça-feira (9) o professor Sven Peterke, do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Durante audiência pública solicitada pelo primeiro vice-presidente do colegiado, deputado Luiz Couto (PT-PB), o professor fez um diagnóstico sobre o tráfico de pessoas na Paraíba, um dos estados mais violentos do País.
O estudo foi realizado a partir de 2005, um ano após a conclusão dos trabalhos de investigação da CPMI da Exploração Sexual, relatada na época pela deputada Maria do Rosário (PT-RS), atual ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. 
Segundo Luiz Couto, a cumplicidade de segmentos da sociedade e instituições que deveriam estar combatendo o problema e não tratando-o com naturalidade  foi o que mais lhe chamou atenção  no diagnóstico apresentado por Peterke. “Toda a situação do tráfico é a promessa de que a vida econômica da pessoa vai mudar. Temos que enfrentar essa questão, penalizar os que aliciam, os que manipulam as pessoas e fazem propaganda enganosa”, destacou o petista.
Para Miriquinho Batista (PT-PA), membro da CPI do Tráfico de Pessoas no Brasil, é preciso traçar uma linha de combate “severa” para a impunidade no País. “Não podemos nos curvar diante da situação que envolve cada vez mais pessoas no crime organizado, principalmente os jovens, vítimas dos ajustes de contas e cada vez mais presentes nas páginas policiais. Infelizmente, não há inquérito policial, e os casos não são resolvidos”, avaliou o deputado.
A ausência de condenação dos que praticam o tráfico internacional de pessoas na Paraíba também foi destacada pelo professor Sven Peterke durante a audiência.  Segundo o pesquisador, a realidade na Paraíba é “assustadora”. Um cenário totalmente diferente dos estados vizinhos, entre eles, o Rio Grande do Norte, onde já existem condenações.
A pesquisa apontou cerca de 15 travestis  aliciados no interior do estado, entre 2005 e 2007, e que foram submetidos a cirurgias artesanais para viajarem à Itália. Um negócio milionário para a rede criminosa, de acordo com o professor. “Um travesti faz em média 15 programas por noite, movimentando aproximadamente 1.500 euros diariamente. Se ele trabalhar 300 dias por ano, totaliza cerca de 250 mil euros. Como já temos 15 vítimas identificadas, o valor ultrapassaria a 6 milhões de euros/ano. Porém, acreditamos que mais de 30 pessoas já foram levadas à Europa”, destacou Peterke.
O deputado Luiz Couto fará um requerimento convidando o promotor da Paraíba Marinho Mendes para esclarecer as denúncias sobre a “exportação” de homossexuais paraibanos para a Itália. O relatório da CPI do Tráfico de Pessoas deve ser apresentado até o fim de dezembro.
Ivana Figueiredo (PT na Câmara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gabinete

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados
Gabinete 435 - Anexo IV
Cep.: 70160-900
Brasília - DF

Escritório Politico

Av. Generalíssimo Deodoro, 106 - Umarizal
Cep.: 66055-240
Belém - PA
Fone: 3225-5455