ANA JULIA REÚNE COM CENTRAIS SINDICAIS‏

Centenas de representantes de 20 entidades representativas de trabalhadores e servidores públicos do Pará, além de três centrais sindicais, declararam apoio à reeleição de Ana Júlia (PT) ao governo do estado, durante encontro com a candidata nesta quarta-feira, 13, em uma churrascaria de Ananindeua. “Sabemos o sofrimento que foram os 12 anos de governo do PSDB, sabemos que é possível corrigir erros que foram cometidos, mas, acima de tudo, sabemos o que não queremos mais”, disse a presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Pará, Miriam Andrade. A CUT tem 150 sindicatos filiados que apoiam Ana Júlia. “Não houve perda salarial no nosso governo”, lembrou Ana Júlia.

A dirigente da CUT no Pará lembrou que além da ausência de reajuste salarial, a gestão anterior não dava espaço para discutir os assuntos de interesse dos trabalhadores e com os sindicatos. Miriam defendeu a importância de Ana Júlia avançar nas pautas de interesse dos servidores e destacou que as cobranças do movimento sindical não significam que a categoria quer a volta do PSDB ao Estado, o que é avaliado por ela como um retrocesso. “Vamos trabalhar e comemorar a vitória ao lado de Ana Júlia no próximo dia 31”, destacou a sindicalista.

Durante o encontro com os sindicalistas, Ana Júlia falou das propostas para o próximo mandato e fez um balanço das ações realizadas na atual gestão. Ana Júlia sancionou o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) para os servidores da educação, concretizando 20 anos de luta do setor. Na gestão petista, todos os servidores do Estado passaram a ser beneficiados com o tíquete alimentação, antes restrito a 30% dos servidores, e não tiveram perdas salariais acumuladas. Da gestão dos tucanos os servidores herdaram 75% de perdas.

“Somos trabalhadores e trabalhadores têm que ter lado”, destacou o presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) no Pará, José Marco Fonteles. “Nesta disputa temos um projeto de volta do triste passado demotucano e temos a oportunidade de avançar por um Pará melhor. Nós estamos no lado deste último”, acrescentou Fonteles, reafirmando o apoio da entidade à Ana Júlia neste segundo turno das eleições no Pará.

A Nova Central Sindical dos Trabalhadores do Pará e Amapá também manifestou seu apoio à Ana. O presidente, Domingos Éleres, disse que houve um avanço significativo na geração de empregos no estado durante a gestão de Ana. "Ela consolidou uma política de crescimento do estado, que estava estagnado", afirmou.

Ana Julia ressaltou que, além de contribuir com a geração de empregos, com estímulo à industrialização do minério de ferro, do óleo de palma e da madeira, foi desenvolvida uma política de valorização do servidor com a abertura do estado para o diálogo com os sindicatos. “Não pudemos fazer tudo, mas avançamos. Fizemos mais de 30 concursos públicos e nomeamos 40 mil concursados, um recorde no Estado. Não tinha política de crédito consignado e as taxas de juros eram absurdas. “Permitimos que o servidor negociasse sua dívida, que era quase impagável”, disse a governadora.

Diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Civis do Pará (Sepub), Orlando Ferreira Gonçalves, disse que já houve avanços neste governo com a ampliação do tíquete-alimentação para a totalidade dos servidores, mas no segundo mandato os servidores querem discutir com o governo a possibilidade de ampliação desse benefício e o Plano de Carreira para todas as categorias do Estado. Paulo Roberto Silva, do Sindicato das Fundações do Estado (Sindfepa), disse que houve muitos avanços neste governo destacando que hoje o PAS é referência em plano de saúde do servidor público estadual.

Ana Julia anunciou que enviou à Assembleia Legislativa o projeto de lei que prevê o pagamento de gratificação de Tempo Integral aos policiais militares e bombeiros. Na saúde, destacou que o IASEP hoje oferece 391 serviços com 5.000 procedimentos e deve ser ampliado para mais 50 municípios. Ela lembrou ainda que foi a única governadora que assinou acordos coletivos com os servidores e que instituiu mesas permanentes de negociação. Por fim, conclamou os servidores a continuarem apoiando as mudanças. “É hora da virada. De o Pará e o Brasil continuarem crescendo. Até a vitória!”, disse Ana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gabinete

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados
Gabinete 435 - Anexo IV
Cep.: 70160-900
Brasília - DF

Escritório Politico

Av. Generalíssimo Deodoro, 106 - Umarizal
Cep.: 66055-240
Belém - PA
Fone: 3225-5455